Olá, pessoal!! Vocês sabiam que existem diversos tipos de agricultura, além da convencional que tanto conhecemos?
Hoje iremos falar sobre os tipos mais conhecidos e mostrar que podemos manter nossa horta de diversas formas diferentes. Vejam só:
Agricultura convencional: a maioria dos produtos que compramos nos supermercados é oriunda deste tipo de plantio. Nele são utilizados largamente produtos químicos sintéticos, como agrotóxicos (inseticidas) para controla pragas e doenças, herbicidas (para controle de “ervas daninhas”), espécies geneticamente modificadas, fertilizantes químicos e hormônios. Este tipo de agricultura permite o plantio em largas extensões de área, porém utiliza produtos que são tóxicos à saúde humana e animal, podendo contaminar rios, lagos e nascentes.
Agricultura natural: foi criada por Mokiti Okada (1882 – 1955), fundador da igreja messiânica, a partir da publicação do poema Ciclo da Vida em 20 de novembro de 1931: “Quando apanho uma folha seca caída no chão, sinto nela a indiscutível Lei do Ciclo da Vida”. É considerado um tipo de Agricultura Ecológica, priorizando o equilíbrio entre meio ambiente, saúde e espiritualidade e com a finalidade produzir alimentos saudáveis, cheios de energia vital, este método busca o conhecimento através dos processos da Natureza. Seus insumos são específicos, como o Bokashi, feito a partir da fermentação de farelos de trigo, arroz, farinha de osso, entre outros ingredientes.
Método Fukuoka: agricultura idealizada pelo japonês Masanobu Fukuoka (1913 – 2008), sendo também considerada um tipo de Agricultura Natural. Serviu de inspiração para a criação da Permacultura. Segundo este método, não é permitido as seguintes ações: arar o solo, usar adubos ou fertilizantes, eliminar ervas daninhas, utilizar herbicidas e pesticidas e podar.
Agricultura Biodinâmica: é um modelo agrícola criado em 1924 por Rudolf Steiner, criador da Antroposofia. Assim como a Agricultura Natural, leva em conta o lado espiritual e o respeito pelo meio ambiente. Também é considerado um tipo de agricultura ecológica, porém utilizada mais matéria-prima de origem animal que os demais tipos de Agricultura Ecológica. Seus insumos típicos são: preparado de chifre e esterco e de chifre e sílica. Muitos vegetarianos acabam não consumindo os produtos oriundos da biodinâmica devido a estes preparados. Os produtores que seguem este método se baseiam no Calendário Astronômico Agrícola para realizar a manutenção das áreas de plantio.
Agricultura Ecológica: um produto originário deste tipo de agricultura está livre de inseticidas, fertilizantes químicos e hormônios. A Agricultura Ecológica dá origens aos produtos vegetais que consideramos orgânicos. Muitos hortelões caseiros que querem manter uma horta orgânica acabam se confundindo com o que é ou não orgânico durante a manutenção de suas plantas e acabam colocando produtos químicos, como os fertilizantes. São produtos considerados orgânicos: farinha de ossos, tortas (de mamona, algodão, entre outras), bokashi, húmus de minhoca, caldas naturais, como de tagete e fumo.
Permacultura: criada pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 70, surgiu com o intuito de suprimir a degradação ambiental e o uso desenfreado de recursos naturais. Foi influenciada pelo método Fukuoka. Vai além das práticas agrícolas ecológicas e orgânicas, também engloba hábitos sustentáveis, sistema de captação, tratamento de água, geração de energia solar e bioconstrução.
Referências bibliográficas:
Por: Gabrielly Melo
Muito Boa a pesquisa
ResponderExcluirMuito Boa a pesquisa
ResponderExcluir