sábado, 13 de junho de 2015

5 dicas para escolher e conservar melhor frutas e verduras


Escolher e conservar as frutas e verduras é um real desafio para os consumidores. Além disso, é um “problema” que se intensifica durante essa época do ano devido ao aumento das temperaturas. Por ser um tema muito complexo - e com especificidades, a Globo Rural, inclusive, já fez um infográfico incrível sobre este tema. Confira aqui!  
Mas agora decidimos reunir algumas dicas mais sucintas e gerais dadas pela Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo) para que seus produtos não sejam perdidos nesse calorão de início de ano.

Confira:
1 – Visual

Sempre que escolher as frutas, certifique-se que o seu produto não apresente partes amolecidas, manchadas, mofadas, de cores alteradas, com perfurações ou enrugamentos. 

2 – Timing

Se puder, mantenha-se informado sobre as frutas e legumes da estação. Assim, o produto se adaptará melhor aos seus cuidados, pois são mais econômicos e conservam melhor o nutriente.

3 – Para guardar hortaliças

Quando ficarem fora da geladeira, elas devem ser mantidas com a parte inferior da planta (talos e caules) em uma vasilha com água ou num saco plástico aberto. Mas cuidado, ambas as técnicas só darão certo se estiverem em local bem fresco e por apenas um dia.

Já na geladeira, use um saco de plástico ou uma vasilha tampada, retirando as folhas de acordo com o consumo.

4 – Para guardar frutas

As frutas devem ser mantidas com casca e sem lavar. Essa medida é boa, pois podem ocorrer danos com o fruto no processo de lavagem. Especialistas apontam essa a maior “porta de entrada” para doenças.

5 – Pense no próximo

Uma boa dica – de companheirismo – é selecionar o produto com os olhos e não com as mãos. Assim, a fruta ou hortaliça não fica amassada ou perfurada. “É preciso ter cuidado ao manusear os alimentos, valorizar que aquele produto in natura já foi previamente selecionado para estar no ponto de venda, e se às vezes o tamanho de uma fruta não agrada a um comprador, por exemplo, pode, ao contrário, ser exatamente o que outro comprador procura”, alerta Danilo Duarte, associado da Aphortesp.
Por: Gabrielly Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário