terça-feira, 5 de maio de 2015

Um pouco mais sobre o curso de agronomia

São as ciências e técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais. O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio - do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal. 


Definição - Agronomia pode ser definida como uma ciência que envolve um conjunto de conhecimentos de diversas áreas (engenharia, biologia, botânica, economia, química, genética, zootecnia, administração, etc). Estes conhecimentos são aplicados na agricultura e na pecuária (criação de gado).

É uma palavra que deriva do grego e do latim. Em latim o termo “ager” significa campo, enquanto que “nomos” em grego significa lei.

Objetivos - Também conhecida como engenharia agronômica, a agronomia tem por objetivo melhorar a qualidade nos processos de produção de gêneros agrícolas e pecuários. Visa também aumentar a produção, através da implantação de técnicas tecnológicas, mantendo ou até melhorando a qualidade dos produtos.

O profissional formado no curso de agronomia ou engenharia agronômica é chamado de agrônomo.

 Dia 12 de outubro comemora-se o Dia do Agrônomo.

Por: Mylena Panza

Um comentário:

  1. Sem dúvidas o curso de agronomia é uma área bastante abrangente, que cresce e é valorizada cada vez mais no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir